Na altura a Curva Nord de Bergamo insurgiu-se contra o facto de 7 meses antes, quando um polícia morreu no derby da Sicilia entre Catania e Palermo em ritmo de respeito a Federação Italiana ter interrompido o campeonato, no entanto quando 7 meses depois Gabriele faleceu só o jogo entre Inter e Lazio foi adiado, enquanto que os restantes foram disputados... só que os ultras da Atalanta na altura não se conformaram com a decisão e no seu jogo com o Milan, impediram a continuação da partida. Para os de Bergamo, liderados por Bocia, não se compreendia como a vida de um ultra podia valer menos que a de um polícia. Naquele dia não podia haver jogo!
Uma boa atitude, a rivalidade entre os de Bergamo e os laziale foi por momentos deixada de lado, algo mais importante estava em jogo!
Acrescente-se ainda que a acção dos nerazurri de Bergamo teve consequências negativas para os mesmos, pois além de a Curva Nord ter ficado fechada durante os meses seguintes, alguns dos que tentaram invadir o campo acabaram por ser detidos.
Aqui fica uma foto e um vídeo desse momento...
Por toda a Itália, vários ultras dos mais variados clubes também tentaram impedir a realização dos jogos, desde a Série A ás divisões inferiores, de Roma a Taranto... os ultras italianos estavam unidos naquele momento.
Uma questão de mentalidade...