Aviso!

Para os que ainda não sabem este blogue é gerido por um ultra vimaranense... não escondo as minhas cores... escrevo como vitoriano que sou, mas este é um blogue para todos os ultras portugueses... seja qual for a cor, sejam rivais ou não... aqui não faltará a cobertura dentro do possível do movimento ultra nacional mas também internacional... com a vossa ajuda será mais fácil manter isto vivo!
Sigam o blogue também no facebook para receberem com mais facilidade os novos posts. http://www.facebook.com/pages/Ultra-um-modo-de-vida/133024220078089

quinta-feira, 8 de março de 2012

O fenómeno ultra alemão...



Ultimamente o futebol alemão tem-nos habituado a bons momentos dos seus adeptos... estádios cheios, muito apoio, grandes tifos e tochadas... boa interacção dos ditos adeptos "normais" com os ultras. Tudo isto cria grandes ambientes e deixa de boca aberta todos nós.
Vivem sem dúvida um grande momento. Estão no seu auge.

Impressiona ver todos aqueles grandes estádios completamente cheios... neste ponto destaque para o alucinante Topo Norte do estádio do Dortmund... para terem uma ideia a média de espectadores por jogo na Bundesliga é de mais de 40 mil!

O próprio campeonato é muito competitivo... até pelo facto de nós últimos 5 anos, 4 diferentes equipas terem sido campeãs... a selecção alemã tem uma selecção jovem e que dá nas vistas pelo bom futebol... vê se muitos jogadores alemães a jogar no campeonato... enquanto que em Portugal algumas equipas entram em campo com 2 ou 3, ou até nenhum!



Perguntamos todos nós, como é possível isto na Alemanha?

É possível porque existe uma boa política dos dirigentes alemães de levar as pessoas ao estádio... o preço dos bilhetes é do mais acessível das ligas europeias e as consequências positivas estão à vista de todos.

Depois existe uma mentalidade completamente diferente daquela que se vê no nosso país... na Alemanha o lema "Support you local team" faz todo o sentido e é uma das grandes razões para vermos estádios cheios na 1ª, 2ª, 3ª... de Munique, passando por Hamburgo até Dresden!

Os próprios jogadores têm muito mais respeito por quem vai à bola... nota-se pelas interacções entre ultras e jogadores...

Outro aspecto positivo é a luta dos ultras alemães pela legalização da pirotecnia. Uma luta em comum! Coisa que se vê em poucos países.

É certo que a repressão não é tão forte como nos países do Sul da Europa, mas volto a destacar o lema "Apoia o clube da tua cidade!". É também isto que os torna fortes. Enquanto que em Portugal é a vergonha que se vê. Falta bairrismo e muito mais a maior parte.

Por isso ficamos a ver os outros lá no topo... é certo que o preço dos bilhetes, os horários dos jogos, a repressão policial e outros factores afastam muito povo do futebol... mas isso não é a única desculpa... até porque quando as coisas estão a correr bem "todos" aparecem...

Provavelmente mais cedo ou mais tarde a repressão aumentará pela Alemanha... assim foi em Portugal, Itália, Espanha... quando o movimento está no topo, acontecem situações de todo o género e rapidamente se começa só a realçar o que acontece pela negativa e a dramatizar situações. Aí obviamente não terão a liberdade que actualmente têm, mas para já resta-lhes aproveitar e nós admirar...