Aviso!

Para os que ainda não sabem este blogue é gerido por um ultra vimaranense... não escondo as minhas cores... escrevo como vitoriano que sou, mas este é um blogue para todos os ultras portugueses... seja qual for a cor, sejam rivais ou não... aqui não faltará a cobertura dentro do possível do movimento ultra nacional mas também internacional... com a vossa ajuda será mais fácil manter isto vivo!
Sigam o blogue também no facebook para receberem com mais facilidade os novos posts. http://www.facebook.com/pages/Ultra-um-modo-de-vida/133024220078089

sábado, 16 de janeiro de 2010

Sporting Apoio cria petição para juntar claques leoninas no mesmo sector(Texto de Nuno Mourão)


Como alguns saberão foi lançada ontem, pelo Sporting Apoio, uma petição onde se defende que todas as claques do Sporting Clube de Portugal deveriam estar na mesma zona do Estádio de Alvalade.
Essa petição (que poderá consultar aqui), serve como base para uma discussão mais alargada sobre um assunto já amplamente debatido mas nunca resolvido.
É mais ou menos unânime que a claque do Sporting, nos idos anos 70/80 (até mm inicios de 90) era, por muitos, considerada uma das melhores claques da Europa. Tinha uma força brutal, foi pioneira em diversas “coreografias” e era dada como exemplo por todo o mundo. Nessa altura era, na minha opinião, a grande responsável pelos estádio cheios e animados apesar dos anos sem ganhar.
Durante este período houve algumas divergências que fizeram a claque dividir-se em outras claques e pior, separarem-se fisicamente dentro do Estádio de Alvalade.
Hoje em dia penso que será impossivel voltar a ter uma só claque, ainda que muito maior e com muito mais força, mas penso que, esquecendo as antigas divergências, se pode e deve voltar a apostar nas claques juntado-as num mesmo sector, mantendo cada uma delas a sua identidade própria.
Obviamente que esta situação não saiu da nossa cabeça, obviamente que é discutida regularmente pelas copulas das várias claques mas será que não deverão os sócios e adeptos do Sporting ter uma palavra a dizer?
É ai que entra o Sporting Apoio, comunidade com centenas de milhares de Sportinguistas e que pretende ser o porta-voz na “missão” de negociar, sensibilizar e discutir a reunificação de TODAS as claque do Sporting num mesmo sector.
As claques existem para servir o Sporting, não são (ou não deveriam ser) propriedade privada de alguns. São reconhecidas oficialmente pelo que o Sporting deverá ter também intervenção nesta negociação, assim como a AAS.
Logisticamente penso que será possivel, mas antes de discutirmos isso teremos que dar uma demonstração de força, uma enorme demonstação da vontade do Sportinguistas, assinando a petição!
Quem não se recorda do apoio das claques todas juntas no mesmo sector no 5-3 ao Benfica? e em tantos outros jogos! Quantos e quantos milhares de miúdos cresceram para o sentimento Sportinguista dentro da claque?
Se é possível as claques estarem juntas a puxar pelo Sporting nas deslocações, porque não fazer o mesmo em Alvalade?

Eu já assinei, e vocês?
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=claques

Nuno Mourão