Aviso!

Para os que ainda não sabem este blogue é gerido por um ultra vimaranense... não escondo as minhas cores... escrevo como vitoriano que sou, mas este é um blogue para todos os ultras portugueses... seja qual for a cor, sejam rivais ou não... aqui não faltará a cobertura dentro do possível do movimento ultra nacional mas também internacional... com a vossa ajuda será mais fácil manter isto vivo!
Sigam o blogue também no facebook para receberem com mais facilidade os novos posts. http://www.facebook.com/pages/Ultra-um-modo-de-vida/133024220078089

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Napoli... um pouco de história

[Curva+B+Nápoles.<span class=

Os ultras Napoletani são uns dos mais odiados pelos seus muitos rivais, mas ao mesmo tempo são também os mais respeitados em Itália pela sua coerência e mentalidade. Nápoles, clube onde Maradona brilhou, tem actualmente duas curvas, na Topo Sul do San Paolo está um conjunto de grupos que se chama Curva A e na Topo Norte a Curva B.

<span class=

Na Curva A, estão os Mastiffs(1991) que são o grupo mais numeroso; a Brigata Carolina(1989) um grupo histórico que tem como origem um bairro espanhol de Nápoles; os Vecchi Lions(1992) que são os antigos blue lions dos anos 70, um grupo ligado ao estilo inglês; existem ainda os Bronx(1999); Teste Matte(1987), Sud, Fossato Flegreo.

<span class=

No outro topo está a Curva B, que se destaca pelas suas coreografias ao contrário da Curva A que não dá tanta importância a isso, optando por utilizar algumas tochas para dar mais cor ao seu sector. Outra diferença é o facto da Curva B ser tradicionalmente mais "pacífica" do que a A, em que os seus grupos andam sempre à caça dos rivais.
Na Curva B, estão então os Fedayn(1979) considerados por muitos os verdadeiros líderes da B, são um grupo muito histórico que partilha a mesma mentalidade dos grupos da Curva A e por isso já esteve para mudar de curva; os Ultras Napoli que são um grupo muito numeroso, foram formados enquanto os CUCB(Commando Ultrà Curva B) estavam em período de dissolução. Os CUCB que eram o grupo mais antigo foram entre 1972 e 2002 uma famosa claque pelos seus tifos. No entanto o facto de serem considerados um grupo não violento, não agradava aos Ultras Napoli. Apesar do grande espectáculo que davam os CUCB tiveram um dos seus piores momentos quando perderam a sua faixa para os veronesi. Na Curva B existem ainda os Secco Vive(1991), um grupo muito duro tal como os Teste Matte do outro topo. Os Secco Vive são os ex-Masseria...

<span class=

Em outros tempos as duas curvas já tiveram problemas, mas actualmente os ânimos têm estado mais calmos.



Ao longo dos anos, os ultras partenopeo foram colecionando rivais por Itália... Roma, Lazio, Milan, Inter, Verona, Salernitana, Fiorentina, Atalanta, Brescia, Ternana, Foggia, Lecce... curioso o facto de nos finais dos anos 70 e inícios de 80 existir amizade entre os ultras do Napoli e da Roma, segundo consta tudo mudou por causa dos tifosi partenopeo.
Boas relações são poucas, a única amizade é com os ultras do Génova, existe ainda uma certa amizade e muito respeito com os ultras catanesi.

Os napoletani fruto dos muitos confrontos com os seus rivais, possuem actualmente aquilo a que se pode chamar um "museu" com material conquistado ao adversário... desde faixas, estandartes, bandeiras...
Aqui ficam alguns exemplos disso:

Faixa conquistada aos ultras do Foggia...
http://cimelidiguerra.tifonet.it/napfoggia.jpg

... aos ultras do Cagliari...
http://cimelidiguerra.tifonet.it/napoliultracagliari.jpg

... aos Drughi Bianconeri da Juventus...
[Napolitanos+com+Drughi+Imperia.jpg]

... bandeira dos Vecchi Cucs da Roma.
http://cimelidiguerra.tifonet.it/napolivc.jpg

E muito mais...

Mais algumas fotos...


image



http://img246.imageshack.us/img246/8915/20062007vicenzanapoli01mm4.jpg



<span class=

[West+Ham+United+v+Napoli+Bobby+Moore+Cup+rzD1C3OgVHBl.jpg]

Documentário sobre o Nápoles... ver as restantes 5 partes no youtube, destaque para a 2ª e 3ª.