Aviso!

Para os que ainda não sabem este blogue é gerido por um ultra vimaranense... não escondo as minhas cores... escrevo como vitoriano que sou, mas este é um blogue para todos os ultras portugueses... seja qual for a cor, sejam rivais ou não... aqui não faltará a cobertura dentro do possível do movimento ultra nacional mas também internacional... com a vossa ajuda será mais fácil manter isto vivo!
Sigam o blogue também no facebook para receberem com mais facilidade os novos posts. http://www.facebook.com/pages/Ultra-um-modo-de-vida/133024220078089

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Entrevista a um membro dos Rapazes da Superior(Varzim)


Depois das entrevistas a membros dos South Side, Alma Salgueirista e Força Avense, agora é a vez do recente grupo Rapazes da Superior do Varzim. Aqui fica a entrevista e um agradecimento ao membro dos Rapazes da Superior pela disponibilidade para responder ás perguntas.

Quando e com que propósito se formaram os Rapazes da Superior? São dissidentes de algum anterior grupo do Varzim? Como estava o movimento ultra na Póvoa antes do aparecimento do vosso grupo?
O grupo já existia à já algum tempo mas sem qualquer tipo de nome ou algo que o identifica-se, alguns dos membros fizeram parte da extinta Brigata Alvi-Negra outros nunca tinham feito parte de qualquer grupo, em Fevereiro de 2011 decidimos dar um nome ao grupo e fizemos alguns jogos ao lado da Brigata até ela finalmente acabar. No inicio desta época começamos a ser mais activos e a mostrar-nos ao mundo. O movimento na Póvoa estava um pouco morto à já algum tempo , na época passada ressuscitaram a Brigata o que fez renascer um pouco o espírito de outros tempos e que trouxe muita gente que já não ia à bola à algum tempo.

Aproximadamente quantos membros o grupo tem? 
Neste momento somos cerca de 30 elementos, somos um grupo pequeno e quase restrito, não temos intenções de crescer muito.

O que destacas de positivo nos Rapazes da Superior? E de negativo? 
De positivo destaco a grande amizade que nos une, somos uma grande família, destaco a nossa maneira de estar e viver o futebol, as nossas deslocações que tem sido fantásticas, sempre com grande espírito, de negativo destaco os jogos em casa, visualmente conseguimos ser bons mas a malta não quer nada com a parte de apoiar a equipa.


Quais são os vossos objectivos para os próximos tempos? 
É conseguirmos mantermos-nos vivos no movimento.

No vosso grupo existe espaço para biclubistas? O que pensam disso? 
Infelizmente isso é uma realidade que continua a persistir no seio do grupo e que todos os dias tentamos combater. Nos clubes e grupos mais pequenos é natural existirem pessoas que torcem por 2 clubes, não deveria ser assim mas é a realidade .

Como avalias a vossa relação com a direcção do clube e restantes adeptos do Varzim? 
A relação com a direcção do clube oficialmente não existe e da nossa parte vai continuar assim, apenas pedimos autorização para utilizar uma parte da bancada para criar os nosso tifos e eles não colocam qualquer tipo de problema, em relação aos adeptos é estranha, aos poucos vamos conquistando alguns outros limitam-se a criticar devido a sua estupidez.


O Varzim está na 2ªB... como tem sido a experiência nos escalões inferiores? 
Tem sido fantástica, aqui na 2ºB ainda se vive o verdadeiro futebol tradicional, álcool em todos os campos, ver a bola no peão, geralmente não há qualquer tipo de revista e a repressão policial é muito menor.

A Póvoa de Varzim apoia o clube da sua cidade? Ou consideras que existe afastamento das pessoas? Os restantes adeptos do Varzim ajudam o vosso grupo no apoio à equipa? 
A Póvoa sempre foi uma cidade muito bairrista e a população em geral ainda gosta da equipa apesar de não a apoiar como em outros tempos mas mantém sempre uma fiel legião de adeptos e sócios que faz com que o clube ainda se consiga manter bem vivo , os verdadeiros adeptos estão sempre ao lado equipa e ao nosso lado seja em que divisão for.

Como e quando surgiu o teu "bichinho" pelo movimento ultra? Para ti qual o significado da palavra ultra?
Desde miúdo que admiro e o acompanho o mundo ultra e então surgiu naturalmente, nunca gostei de ver a bola sentado e de estádios silenciosos, para mim ser Ultra é estar sempre presente seja de que maneira for e viver intensamente o clube .

O que pensas das amizades entre grupos ultras. Mantêm amizade com algum grupo actualmente? E rivalidades? 
Acho natural que haja amizade entre os grupos, nós somos um grupo recente ainda não temos nenhuma amizade com nenhum grupo nem qualquer tipo rivalidade.

Quais os grupos nacionais que mais admiras actualmente e porque? E lá por fora?... Quais os que antigamente apreciavas e os que agora consideras estarem no top? 
Em Portugal sempre admirei os grupos pequenos que ao longo dos tempos foram sobrevivendo contra todo e contra todos, lá fora sempre admirei vários grupos, principalmente os italianos mas neste momento existem muitos grupos fantásticos por toda a Europa, não consigo especificar nenhum .


Como avalias a repressão em Portugal? 
A repressão no nosso país está a aumentar a olhos vistos, quem muitas vezes nos crítica já sentiu na pele a fúria dos repressores, só espero que não acabe mal para o nosso lado, qualquer dia ainda vai acontecer algo de muito grave, mesmo na 2ªB existe alguma repressão apesar de o controle não ser tão grande .

Para ti quais os grandes males que estragaram o futebol? Quais as razões para ver-mos cada vez menos adeptos nos estádios?
Para mim um dos grandes males do futebol sempre foram os dirigentes , eles vão matando o futebol com os seus interesses, a televisão, os horários dos jogos,o preço dos bilhetes , o comodismo das pessoas , a crise económica e a repressão , todo isto afasta os adeptos dos estádios de futebol.

Na tua opinião existe uma ligação entre os problemas do nosso país e os aspectos negativos que se vêm nas claques nacionais?
Certos aspectos que se passam no nosso país reflecte-se em toda a sociedade em geral, em todos os grupos existem vários tipos de pessoas de vários estratos sociais e as claques e o futebol para alguns é um escape à realidade que vivemos actualmente e as vezes surgem coisas menos positivas.


Qual é tua postura e a do teu grupo relativamente à legalização? O que pensas dos grupos que cederam?
Em relação ao meu grupo esse assunto está fora de questão, em relação aos que se legalizaram, alguns grupos acredito que provavelmente foram obrigados outros simplesmente cederam porque o dinheiro falou mais alto.

Que opinião tens sobre o actual estado do movimento ultra português? 
Acho que o nosso movimento não é assim tão mau, na minha opinião tem melhorado bastantes nestes últimos anos, se os grupos e clubes mais pequenos conseguissem mobilizar mais gente acho que teríamos um movimento muito mais activo e respeitado.

Acreditas que seja possível um protesto em conjunto no nosso país? O vosso grupo estaria disponível?
Acho que é impossível algum dia nos juntarmos e lutarmos todos por uma causa , não temos mentalidade para isso, não conseguimos separar certas rivalidades e interesses.


Na tua opinião qual será a melhor forma de combater o futebol moderno(repressão, preços dos bilhetes, horários dos jogos etc...)? Sugeres algum tipo de protesto? 
Acho que já se fez de tudo um pouco, o adepto parece ser o menos importante , nós das mais variadas formas sustentamos a maquina que é o futebol, acho que é uma guerra que não vamos conseguir ganhar .

O que pensas do movimento casual? 
É um movimento que eu respeito mas prefiro não falar dele.

Qual a tua opinião sobre o movimento ultra aqui por Guimarães? 
O movimento em Guimarães é um movimento que eu acompanho com especial atenção, tenho alguns amigos que fazem parte de vários grupos,acho que nos últimos anos a nível de quantidade tem diminuído mas continuam a ser uma referencia, sempre foram genuínos no amor que tem pelo clube, a defender a sua cidade e as suas cores.

Que opinião tens sobre estes espaços na internet? Blogues, fóruns... São necessários? 
Acho que são importantes , sou do tempo que não havia net e era sempre complicado conhecer outros grupos e o que se passava lá fora, apesar que há muita boa gente que gasta muita da sua energia a criticar e a opinar nesses locais em vez de realmente apoiar a sua equipa no estádio.

Desejas acrescentar algo mais? Deixar alguma mensagem para os ultras portugueses? 
Que nunca desistam das suas causas e que se mantenham fortes e firmes na luta em prol de um movimento melhor